Responsive Ad Slot

Débora Almeida debate aumento no preço dos ovos na Alepe

sábado, 22 de março de 2025

/ Por: Naldinho Oliveira


O aumento no valor da bandeja de ovos em todo o país foi tema de debate na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) nesta terça-feira (18). A deputada estadual Débora Almeida (PSDB), que representa o setor avícola e tem na defesa do agro uma das principais bandeiras de seu mandato, criticou o governo federal por insinuar que os produtores estariam manipulando os preços dos ovos.

Débora Almeida, que acompanha de perto a realidade da avicultura em São Bento do Una, no Agreste de Pernambuco, explicou que diversos fatores contribuíram para a alta dos preços, como condições climáticas extremas, a desvalorização cambial e a elevação nos custos de insumos, especialmente milho e soja.

A deputada enfatizou que a crise no setor não é causada pelos produtores, mas sim pelas dificuldades enfrentadas devido a fatores externos. “Gostaria de convidar o presidente Lula para visitar São Bento do Una, onde temos o maior déficit hídrico do país, mas que é o 4º maior produtor de ovos do Brasil. Precisamos focar na busca por soluções, e não apenas apontar culpados”, destacou Débora Almeida.

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) reforça que a alta no preço dos ovos está diretamente ligada ao aumento da demanda durante a Quaresma, aos elevados custos de produção e às adversidades climáticas, como as ondas de calor, que afetam a produtividade das aves. Além disso, o retorno das aulas também contribui para o crescimento da procura pelo produto.

Diante desse cenário, Débora Almeida reforça a necessidade de medidas governamentais que fortaleçam o setor avícola, garantindo um equilíbrio no mercado e protegendo tanto os produtores quanto os consumidores.

Mais
© TV SBUNA de Comunicação
Todos os direitos reservados.