O filme brasileiro “Ainda Estou Aqui” foi anunciado como um dos indicados ao Oscar 2025 na principal categoria da premiação: Melhor Filme. Essa é a primeira vez na história que uma produção brasileira disputa a maior categoria do Oscar. Além disso, o longa dirigido por Walter Salles recebeu outras duas indicações: Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz, para Fernanda Torres.
A cerimônia do Oscar 2025 está marcada para o dia 2 de março, em Los Angeles, com apresentação de Conan O’Brien.
Reconhecimento histórico para o Brasil
Fernanda Torres concorre ao prêmio de Melhor Atriz, marcando a primeira indicação de um ator brasileiro na categoria desde sua mãe, Fernanda Montenegro, em 1998, por “Central do Brasil”. Coincidentemente, “Central do Brasil” também foi dirigido por Walter Salles, reforçando o impacto do cineasta na história do cinema nacional.
“Ainda Estou Aqui” é uma adaptação do livro de Marcelo Rubens Paiva. O filme narra a transformação de Eunice Paiva, interpretada por Fernanda Torres, de uma dona de casa nos anos 1970 em uma das maiores ativistas dos Direitos Humanos do Brasil após o assassinato de seu marido, o ex-deputado Rubens Paiva, interpretado por Selton Mello, durante a ditadura militar.
“É um orgulho imenso ver nosso primeiro filme original concorrer à maior premiação cinematográfica do mundo, enaltecendo o cinema e o talento nacional”, disse Manuel Belmar, Diretor de Finanças, Jurídico, Infraestrutura e Produtos Digitais da Globo. O longa é o primeiro filme original do Globoplay.
Concorrentes de peso
“Ainda Estou Aqui” disputa o Oscar de Melhor Filme ao lado de produções renomadas como:
“Anora”
“O Brutalista”
“Um Completo Desconhecido”
“Conclave”
“Duna: Parte 2”
“Emilia Pérez”
“Nickel Boys”
“A Substância”
“Wicked”
Na categoria de Melhor Atriz, Fernanda Torres enfrenta nomes como Mikey Madison (“Anora”), Demi Moore (“A Substância”), Karla Sofía Gascón (“Emilia Pérez”) e Cynthia Erivo (“Wicked”).
O filme também concorre como Melhor Filme Internacional, ao lado de:
“Emilia Pérez” (França)
“Flow” (Letônia)
“A Garota da Agulha” (Dinamarca)
“A Semente do Fruto Sagrado” (Alemanha)
Destaques do Oscar 2025
O drama musical francês “Emilia Pérez” lidera a lista de indicações, com 13 no total. O segundo maior destaque é “O Brutalista”, com 10 indicações.
Brasil no Oscar
Com a indicação de “Ainda Estou Aqui”, o Brasil soma cinco indicações na categoria Melhor Filme Internacional:
“O Pagador de Promessas” (1963)
“O Quatrilho” (1996)
“O Que É Isso, Companheiro?” (1998)
“Central do Brasil” (1999)
“Ainda Estou Aqui” (2025)
Até hoje, o país nunca venceu uma estatueta, mas a presença de “Ainda Estou Aqui” em três categorias aumenta as expectativas e reflete o crescente reconhecimento do cinema nacional no cenário global.
Acompanhe a cerimônia do Oscar 2025 no dia 2 de março para saber se o Brasil fará história na maior premiação do cinema mundial.