Responsive Ad Slot

Governo Federal declara emergência por seca em Jucati, Altinho e outros municípios do Nordeste

quarta-feira, 6 de novembro de 2024

/ Por: Naldinho Oliveira


O governo federal declarou situação de emergência em 14 cidades do Nordeste brasileiro, que enfrentam os efeitos da seca e da estiagem. A medida foi formalizada por meio de uma portaria publicada no Diário Oficial da União e inclui municípios nos estados de Alagoas, Bahia, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

Em Pernambuco, os municípios de Altinho, Iguaracy, Jucati e Moreilândia estão entre os afetados. Na Bahia, as cidades de Major Isidoro, Bom Jesus da Lapa, Ibotirama e Santaluz também estão na lista. Na Paraíba, o município de Conceição foi incluído, enquanto no Rio Grande do Norte, as cidades de Doutor Severiano, Pedro Avelino, Ruy Barbosa, Santana do Matos e Serrinha também estão em situação de emergência.

Com essa declaração, as cidades impactadas poderão solicitar apoio financeiro ao governo federal para ações de defesa civil e medidas que minimizem os impactos da seca. Entre os anos de 2000 e 2023, estiagem e seca causaram prejuízos superiores a R$ 391 bilhões no Brasil, afetando diretamente cerca de 110 milhões de pessoas. A agricultura é o setor mais impactado, com perdas estimadas em R$ 16 bilhões ao ano devido à falta de chuvas.

Nos últimos dez anos, houve um aumento expressivo de municípios em situação de emergência, passando de 136 em 2015 para 941 em 2024, com destaque para Minas Gerais e Paraíba como os estados com o maior número de pedidos de reconhecimento de emergência.

Mais
© TV SBUNA de Comunicação
Todos os direitos reservados.