Nesta terça-feira (14), o Papa Francisco anunciou a nomeação do Monsenhor Agnaldo Temóteo da Silveira como o novo bispo da Diocese de Garanhuns, situada no Agreste de Pernambuco. O Monsenhor Agnaldo, que atualmente é membro e vigário geral do clero da Diocese de Sobral, no Ceará, sucederá à frente da diocese pernambucana. A data da posse canônica ainda será divulgada.
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) recebeu com alegria a notícia da nomeação do Monsenhor Agnaldo como novo bispo da diocese. Ele é originário da Diocese de Sobral, onde o atual bispo é Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos, que já atuou como pároco da Paróquia do Bom Jesus dos Pobres Aflitos, em São Bento do Una (PE). O Monsenhor Agnaldo, nascido em 28 de maio de 1977 na cidade de Bela Cruz (CE), é filho de José Rogério Silveira e Maria da Conceição Araújo.
Sua formação religiosa teve início no Seminário Menor de São José, em Sobral (CE), de 1993 a 1995, período durante o qual também cursou o Ensino Médio. Prosseguiu seus estudos no Seminário Regional Nordeste I, em Fortaleza, onde obteve graduação em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e em Teologia pelo Instituto Teológico e Pastoral do Ceará (ITEP). Além disso, realizou mestrado em Direito Canônico pela Universidade Gregoriana de Roma.
O Monsenhor Agnaldo possui uma vasta formação complementar em Teologia e Direito Canônico, incluindo cursos realizados na Rota Romana, em Roma, na Pontifícia Universidade Católica Argentina, em Buenos Aires, e em diversas instituições no Brasil.
Ele foi ordenado diácono em 10 de julho de 2002, na Catedral de Sobral, e presbítero em 30 de novembro de 2002, na Igreja Matriz de Bela Cruz (CE). Antes de sua nomeação como bispo, ocupava cargos como vigário judicial adjunto do Tribunal Eclesiástico Regional e de Apelação do Ceará, em Fortaleza; vigário episcopal da Região Sede; pároco da Paróquia Nossa Senhora do Patrocínio e vigário geral da Diocese de Sobral.