Responsive Ad Slot

Magazine Luiza identifica erros que reduzem patrimônio em R$ 829,5 milhões

terça-feira, 14 de novembro de 2023

/ Por: Naldinho Oliveira


O Magazine Luiza anunciou nesta segunda-feira a identificação de incorreções nos lançamentos contábeis relacionados a bonificações a fornecedores, resultando na reapresentação das demonstrações financeiras da empresa. As discrepâncias foram descobertas durante investigações internas, conduzidas em colaboração com TozziniFreire Advogados e PwC, após uma denúncia mais ampla, a qual não foi confirmada em março deste ano.

As incorreções foram associadas às notas de débito, utilizadas para o reconhecimento contábil de receitas provenientes de bonificações a fornecedores. O Magazine Luiza explicou que algumas notas de débito foram emitidas e assinadas por fornecedores sem a devida precisão nas obrigações de desempenho, específicas para cada negociação e momento no tempo.

Para corrigir essas discrepâncias, a empresa ajustou os lançamentos contábeis correspondentes, refletidos nas demonstrações financeiras do terceiro trimestre divulgadas hoje. Esta medida resultou em uma redução acumulada no patrimônio líquido de 829,5 milhões de reais, líquidos de impostos e sem afetar o fluxo de caixa.

No entanto, a redução no patrimônio líquido foi parcialmente compensada pelo reconhecimento de 688,7 milhões de reais em créditos tributários no terceiro trimestre, resultando em um lucro líquido de 331,2 milhões de reais no período.

O impacto total das incorreções no patrimônio líquido, após considerar os créditos tributários, foi de 322,1 milhões de reais. A empresa esclareceu que as informações de 2022 foram reapresentadas, não auditadas, devido à identificação das incorreções. O prejuízo líquido do terceiro trimestre do ano passado foi revisado para 190,9 milhões de reais, em comparação com os 166,8 milhões de reais anteriormente divulgados.

Adicionalmente, o Magazine Luiza anunciou a aprovação de medidas para aprimorar os mecanismos de controle interno, incluindo a revisão das matrizes de riscos e melhorias no sistema automatizado de gestão de verbas de fornecedores, entre outras ações.

Mais
© TV SBUNA de Comunicação
Todos os direitos reservados.