Responsive Ad Slot

Vereador de São Bento do Una conhecido por "Assobiar" tem direitos políticos suspensos por 5 Anos

quarta-feira, 16 de agosto de 2023

/ Por: Naldinho Oliveira


O vereador Rinaldo do Santo Afonso (PDT), notório por interromper sessões da Câmara de Vereadores de São Bento do Una, no Agreste pernambucano, através de assobios, enfrenta um revés em sua carreira política. Foi julgado pela Justiça por improbidade administrativa em um possível caso de "rachadinha".

O termo "rachadinha" refere-se a situações em que um político indica um funcionário para um cargo público e, em troca, recebe uma porção do salário do funcionário.

A sentença em primeira instância, proferida pelo juiz Diógenes Lemos Calheiro, ressalta que existem gravações que comprovam o crime. No entanto, a decisão pode ser objeto de recurso.

As consequências para o vereador são severas. Ele terá que ressarcir integralmente o dano, equivalente aos valores completos dos salários (corrigidos), benefícios e vantagens que o assessor Valdério Simões de Moraes recebeu durante o período em que prestou assessoria.

Além disso, o vereador enfrentará a suspensão dos direitos políticos por cinco anos, deverá pagar uma multa civil no valor de três vezes o montante do dano e estará proibido de contratar com o Poder Público, receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, por meio de pessoa jurídica na qual seja sócio majoritário, por cinco anos. A decisão aponta para a gravidade das infrações cometidas e busca garantir a integridade e a ética no âmbito público.


O vereador já havia sido submetido ao Conselho de Ética da Câmara, resultando na suspensão de suas falas por seis sessões. No entanto, ele retomou a palavra na sessão de hoje. Iniciando seu discurso com a frase "A Máquina Mortífera voltou", ele colocou uma peteca na cabeça. O vereador evitou mencionar a sua condenação por "rachadinhas" durante seu discurso.

Com informações do Blog da Folha

Mais
© TV SBUNA de Comunicação
Todos os direitos reservados.