O Papa Francisco acolheu nesta quarta-feira, 14 de junho, o pedido de renúncia apresentado por Dom Antônio Fernando Saburido ao governo pastoral da Arquidiocese de Olinda e Recife (PE). Em seu lugar, o Santo Padre nomeou Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, atualmente bispo de Garanhuns (PE) e segundo-vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Dom Paulo, natural de São José de Espinharas, Paraíba, nasceu em 17 de abril de 1969. Filho de José Nóbrega de Sousa (in memoriam) e Maria Ida da Nóbrega, ele estudou Filosofia no Instituto de Teologia do Recife (1987-1989) e Teologia no Seminário Imaculada Conceição, em João Pessoa (1990-1992). Foi ordenado presbítero em 17 de dezembro de 1993.
Sua ordenação episcopal ocorreu em 18 de julho de 2015, às 18h, no Largo Dom Gerardo Andrade Ponte, ao lado da Catedral de Nossa Senhora da Guia, na Diocese de Patos - PB. A cerimônia foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, e teve como Bispos co-ordenantes Dom Eraldo Bispo da Silva, Bispo da Diocese de Patos, e Dom Manoel dos Reis de Farias, Bispo da Diocese de Petrolina. Participaram da ordenação episcopal outros dezoito bispos do Regional Nordeste 2 da CNBB.
Dom Paulo Jackson foi nomeado como o 11º bispo da Diocese de Garanhuns em 20 de maio de 2015 e tomou posse em 23 de agosto de 2015 na Catedral de Santo Antônio, em Garanhuns.
Além disso, em reconhecimento aos seus serviços prestados, Dom Paulo receberá o título de cidadão São-bentense, por meio da indicação do vereador Bruno Braga, na cidade de São Bento do Una.
A nomeação de Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa como Arcebispo de Olinda e Recife traz esperança e renovação para a comunidade católica da região. Seu histórico de dedicação e compromisso com a fé o credencia para assumir essa importante posição, e todos aguardam ansiosamente por sua chegada e liderança pastoral na Arquidiocese.