No próximo final de semana, quinta (28) e sexta-feira (29) acontecerá a 5ª edição da Feira de Avicultura que agora também será direcionada a suinocultura do Nordeste, mostrando que a capital do Ovo, também é um dos maiores produtores de suínos da região.
Mesmo que pelo segundo ano, São Bento do Una (PE) não realize mais um edição da Corrida da Galinha, o novo modelo da feira promete trazer não só novidades, mais crescimento, começando pelo formato e profissionalização da realização do evento.
Eduardo Valença promete trazer várias novidades como a realização da feira de modo presencial, o que não acontecia desde que o país entrou na pandemia da Covid-19 e todos os eventos presenciais foram cancelados. A ideia, é de realizar uma feira pocket, ou seja, mais sintética e adequada ao momento do país, em que a pandemia já está mais controlada, mas ainda exige cuidados sanitários. Nesse sentido, o evento será realizado com protocolo máximo de segurança, com o intuito de apoiar a retomada da economia e networking nos setores de aves, ovos e suínos.
Outra novidade é que a feira agregará o setor de suínos, que também representa a força da proteína animal no Nordeste. Com empresas fornecedoras de insumos, debates e palestras voltadas a suinocultura.
O trabalho de produção já está em a todo vapor, inclusive com lista de patrocinadores confirmada: Banco do Nordeste, AD Diper, MultiAve, Alivet/Tecnavc, ZooCamp, Nutrivil, Polinutri, BBA Comex, EPE Produtos Agropecuários, TecAves, Recife Nutrição Animal, Usivet, Aqualyse, MultiCamp, Audax Consultoria Tributária, Aliança Rural, JL Serviços.
O evento conta com o apoio da Associação Avícola de Pernambuco – AVIPE, Associação Brasileira de Proteína Animal – ABPA, Instituto Ovos Brasil, Associação Cearense de Avicultura – ACEAV, Associação Baiana de Avicultura – ABA, SEBRAE, Luck Viagens, DotPromo, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA / Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento no Estado de Pernambuco. .
Também tem os apoiadores de mídia, a exemplo da A Hora do Ovo, AviSite, SuiSite e OvoSite.
No conceito pocket e obedecendo a todos os protocolos de segurança sanitária exigidos pelas autoridades de saúde será possível ir retomando, aos poucos, a agenda de eventos que tanta falta faz aos segmentos de proteína animal do país.
“A Covid-19 afastou as pessoas, restringiu viagens e fechou fronteiras. Mas com a chegada da vacina, entendemos ser o momento de reconectarmos, reduzirmos a distância e voltarmos às origens que nos consolidaram como uma das maiores feiras de negócios do setor em nível nacional”, afirma Eduardo Valença, que lidera a promoção do evento, apoiado pela ABPA, IOB, AVIPE, ACEAV, ABA e diversas empresas. Ele observa, também, que há alguns critérios para manter a segurança do evento, entre eles, apresentar a carteira de vacinação comprovando a primeira ou segunda dose, uso de máscara e testagem para ter acesso ao evento, TODOS que forem trabalhar durante a realização.
O evento está em sua quinta edição, tendo sido realizada em anos anteriores com muito sucesso, crescendo a cada ano junto ao setor de ovos de Pernambuco, o estado que lidera a produção avícola no Nordeste, seja em ovos ou em frango.
A FEIRA, OS NEGÓCIOS E A PROGRAMAÇÃO TÉCNICA
Os organizadores da 5ª. Feira da Avicultura e Suinocultura do Nordeste informam que a versão pocket sugerida para este ano traz, em seu conceito, formatos menores de estandes, obedecendo à ideia de controle sanitário por conta da pandemia. Da mesma forma, o conceito sugerido para essa edição visa promover network entre os participantes de forma a socializar, mantendo as normas de segurança.
Na agenda técnica, palestras, debates e encontros que visam à atualização dos segmentos de aves, ovos e suínos. Estarão em pauta a importância de projetos que impulsionem o plantio de grãos; o futuro da avicultura e da suinocultura, com perspectivas e tendências; a importância do trabalho de sucessão familiar no agronegócio; novas alternativas para nutrição animal e a recuperação de créditos tributários, entre outros temas do momento.
Através da agência oficial do evento, Luck Viagens, é possível comprar passagens aéreas na Azul e na Gol, com descontos de 12%, como também, fazer reserva para o hotel mais próximo do evento e de realizar um pós evento (miniférias) em algumas das belas praias do nordeste.
Para maiores informações, acesse o site e a fanpage do evento e informe-se sobre como participar da versão 2021 da Edição Pocket da Feira da Avicultura e Suinocultura do Nordeste.
Informações:
Dias: 28 e 29 de outubro/2021
Horário de funcionamento: 10h as 22h
Local: Parque de Exposições Eládio Porfírio de Macêdo
Site: V Feira da Avicultura e Suinocultura do Nordeste
Facebook: facebook.com/feiradaaviculturadonordeste
Instagram: @feiradaaviculturadonordeste
(81) 98256-9523
[email protected]
[email protected]
Programação dia 28/10
28/10 as 10:10h –> Cibit.tech
– Tema da palestra: Gestão da informação e indústria 4.0 na produção de aves, ovos e suínos.
– Palestrante: Gustavo Cynowiec dos Anjos / Médico Veterinário (ULBRA), Especialização em ciência e tecnologia de alimentos (UFRGS), MBA em Gestão empresarial (FGV), Larga vivência em cadeias de produção animal (suinocultura, avicultura, produção de leite)
– Empresário, co-fundador e CEO da CIBIt tecnologia
28/10 as 10:40h – Professor Fernando Perazzo
– Tema: Otimização de rações para codornas com uso de aminoácidos.
– Atualmente exerce a função de Pró-reitor de Pós-Graduação da UFPB. Possui graduação (1991) e mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal da Paraíba (1996), doutorado em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa (2000) e Pós-doutorado na University of Arkansas (EUA) em 2008. Professor Titular do Departamento de Zootecnia da Universidade Federal da Paraíba, orientador de alunos de mestrado e doutorado nos cursos de Pós-Graduação em Zootecnia e Programa de Doutorado Integrado em Zootecnia. Ex-Membro do Comitê da Área de Zootecnia (CA-ZT) do CNPq. Pesquisador do CNPq com Bolsa de Produtividade em Pesquisa, nível 1A. Revisor “Ad hoc” de várias revistas Qualis A e B, Internacional e Nacional. Desenvolve pesquisas com alunos da graduação e pós-graduação em exigências nutricionais, avaliação de alimentos e aditivos para rações de frangos de corte, poedeiras comerciais e codornas japonesas e européias. Tem parcerias com várias empresas multinacionais na área de nutrição avícola
28/10 as 11:20h – Evonik (Apoio Aliança Rural)
– Professor Iran Oliveira
– Tema: PRODUÇÃO ANIMAL 5.0: tecnologias e ferramentas inteligentes nas cadeias produtivas ou algo sobre a Zootecnia de Decisão, que engloba como os profissionais estão se preparando para lidar com decisões dinâmicas, baseadas em dados e em tempo real.
– Pesquisador com larga experiência na área de Engenharia Agronômica, com ênfase em pecuária (edificações rurais) e controle ambiental, atuou principalmente nos seguintes temas: Bem-estar Animal, Conforto Térmico e Ambiente Animal utilizando as ferramentas da Fazenda Pecuária de Precisão (LPF). A pesquisa atual visa a inserção de tecnologias disruptivas na produção animal. Como gerente, coordena o Núcleo de Pesquisa Animal da USP (NUPEA) desde 1991, considerado referência nacional. Atualmente gerencia o Projeto Precision Day para as cadeias produtivas de frangos, poedeiras, suínos e gado leiteiro, na Universidade de São Paulo. Foi diretor técnico-científico da SBEA (Associação Brasileira de Engenharia Agronômica, 1999-2007. Vice-presidente da Associação Nacional de Engenharia Agronômica (1999-2003). De 2006 a 2011, foi presidente da Sociedade Brasileira de Biometeorologia (SBBIOMET ). No Governo brasileiro, desde 2015, é consultor técnico do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) na área de bem-estar animal, com foco na produção de frangos, ovos e suínos. considerada uma das 100 pessoas mais influentes na avicultura brasileira Na Universidade de São Paulo, atualmente preside a Comissão de Cultura e Extensão Universitária (CCEX) e atua como Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Sistemas Agrícolas da ESALQ. como palestrante em diversos eventos em cadeias de produção animal.
INTERVALO
28/10 as 13:00h – Geovana Bezerra Ramalho
– Tema: “A importância nutricional das proteínas de frango e suina”
– Graduada em Nutrição. Possui Pós-Graduação em Saúde Pública com ênfase no PSF, 2013. Graduada em Gastronomia e Segurança Alimentar pela UFRPE (Universidade Federal Rural de Pernambuco), 2011. Possui experiência com docência nas áreas de saúde e nutrição.
14:00h – Solenidade de abertura
Ricardo Santin, presidente da ABPA – Associação Brasileira de Proteína Animal, apresentando perspectivas e tendências nos setores de aves, ovos e suínos.
Presenças Confirmadas
– Edival Veras, presidente do Instituto Ovos Brasil
– Giulliano Malta, presidente da AVIPE – Associação Avícola de Pernambuco
– João Jorge Reis, presidente da ACEAV – Associação Cearense de Avicultura
– Alexandre Batité, prefeito do município de São Bento do Una-PE
– Patrícia de Souza, gerente executiva da ABA – Associação Baiana de Avicultura
– Carlos Ramalho Jr., Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento no Estado de Pernambuco – Ministério Da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
– Gerlane Melo, gerente regional do SEBRAE
– Pedro Hermírio, Superintente do Banco do Nordeste
– Ana Paula Matos da Costa, Superintendente Varejo do Banco do Brasil em Pernambuco
– Milton Jr., Gerente de Mercados do Agronegócio Banco do Brasil
– Diógenes Braga, (da empresa Usivet / será o representante das empresas expositoras no evento)
– Dra. Monica Tejo, diretora do Instituto Nacional do Semiárido (localizado em Campina Grande)
– André Siqueira, presidente do Sindicatos das Indústrias de Alimentação e Rações Balanceadas do Ceará
28/10 as 15:00h – Polinutri
– Palestrante: André Tenorio
– Tema: Recuperação Tributária na Avicultura
– Debatedores:
> Mendonça Filho – Ex Governador PE e Ex Secretário da Agricultura;
> Josimário Gomes Florêncio – Produtor de ovos e Ex Presidente da AVIPE
28/10 as 15:40h – Agroceres Multimix (Apoio JL Representações)
– TEMA DA PALESTRA: A importância da qualidade de ovos e suas implicações.
– Palestrante: Marcia Gabriele Buss
– Márcia é Médica Veterinária formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, com especialização em Avicultura Industrial. Possui grande conhecimento sobre as tecnologias que influenciam a produção e os fatores intrínsecos à gestão de empreendimentos avícolas. Atualmente atua com Consultora de Serviço Técnico voltada a Qualidade de Ovos na Agroceres Multimix
28/10 as 16:20h – BioCamp (Apoio ALIVET)
– Palestra: “A importância da microbiota intestinal, ao longo da vida de poedeiras comerciais”
– Palestrante: Bauer Oliveira e Alvarenga / Gerente de Negócios da BioCamp
28/10 as 17:00h – Granja Xerez – Maior suinocultura do Ceará (Apoio da MagnaVet)
– Tema: Biosseguridade na Suinocultura – Aspectos Gerais
– Palestrante: Tiago Silva
– Doutor Medicina veterinária
28/10 as 17:00h – ACL Consultoria
– Tema: Fábrica de ração: oportunidades e melhorias
– Palestrante: Adelino de Araújo Lopes
Programação dia 29/10
29/10 as 10h – Reunião da Câmara Setorial de Avicultura (Auditório do ETE)
29/10 as 10:20h – Espaço ADAGRO / MAPA
– Tema: Registros de granjas (aves e suínos), frigoríficos e unidade de beneficiamento de ovos – UBO.
29/10 as 11:00h – BOEHRINGER (Apoio ALIVET)
– Palestra: Bronquite: proteção aliada de qlquer programa de vacinação
– Palestrante: Bianca Costa
– Médica Veterinária – PUC/MG / Msc. Zootecnia – UFMG / MBA Gestão de Negócios – Ibmec
29/10 as 11:40 – Quimtia Brasil (Apoio da MagnaVet)
– Tema: Suplementação na maternidade: Aspéctos Técnicos e Econômicos
– Palestrante: Gabriel Villela Dessimoni
– Nutricionista da Quimtia Brasil
– Graduação e Mestrado em Zootecnista pela UFVJM (Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri), Doutor em Nutricao Animal pela UNESP
INTERVALO
29/10 as 13:30h – Audax Consultoria Tributária
– Tema: Restituição de Créditos Tributários para o Setor de Granjas e Frigoríficos. Qual o tamanho deste benefício fiscal?
– Palestrante: Arnibo Braatz Júnior, Sócio Diretor da Audax Consultoria Tributária, Especialista Tributário do Setor do Agronegócio.
29/10 as 14:10h – Zoetis (Apoio da MagnaVet)
– Palestrante: Leandro Koga
– Tema: Imunocastração de suínos: superando desafios e as novas demandas dos consumidores.
29/10 as 14:50h – O desenvolvimento econômico em pauta – Setores de aves, ovos e suínos. ADEPE, Banco do Nordeste e SEBRAE.
20/10 as 15:30h – Ceva – (Apoio USIVET)
– Tema: “Controle de Gumboro para Poedeiras Comerciais”
– Palestrante: Felipe Pelicioni, Gerente de Produtos – Ceva
29/10 as 16:10h – American Nutrientes (Apoio TecAves)
– Palestrante: Obiratã Rodrigues
– Tema: Salmoneloses: Desafios e controles.
– Médico Veterinário, Consultor Técnico / MSC Universidade Federal do Rio Grande do Sul / Responsável Técnico Centro de Diagnóstico em Patologia Aviária CDPA Garibaldi 1995-2005 -2017 / Presente Data / Especialização em Doenças das Aves Universidade de OSAKA Japão / Consultoria Rodrigues Treinamentos e Assessoria Veterinária / Gerente Técnico Mercolab Garibaldi 2005 -2017
29/10 as 16:50h – Universidade Federal Rural de Garanhuns
– Palestra: Parâmetros que determinam a qualidade ovo para consumo
– Palestrante: Danilo Cavalcante
– Currículo: Zootecnista pela UFRPE/Unidade Acadêmica de Garanhuns (2011). Mestre (2013) e Doutor (2016) em Zootecnia pela UFPB. Participou do programa de doutorado sanduíche na North Carolina State University, na Carolina do Norte/EUA, em 2015. Possui pós-doutorado pela CAPES na UFPB (2017). Atualmente é professor adjunto na Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE) e professor permanente no Programa de Pós-graduação em Ciência Animal e Pastagens (PPGCAP) da UFRPE/UFAPE. Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em produção e nutrição de não-ruminantes, atuando principalmente nos temas: exigências nutricionais, avaliação de alimentos e aditivos para aves, e qualidade de ovos para consumo.
Também tem os apoiadores de mídia, a exemplo da A Hora do Ovo, AviSite, SuiSite, OvoSite, Blog Jardim do Agreste e TV SBUna.